Orientação Vocacional

É especialmente no ensino secundário que se fazem as grandes escolhas.
O serviço de orientação vocacionalproporciona aos alunos a autodescoberta e o encontro biográfico de “si mesmo”, do que “se é” e do que “se não quer ser”, numa perspetiva enquanto pessoa e enquanto cidadão, neste caso, cidadão do mundo.

Atentos às exigências sociais, à globalização, à evolução tecnológica e cientifica, temos plena consciência queas decisões de hoje condicionarão a vida futura dos nossos alunos, motivo pelo qual o aluno deverá estar no curso para o qual é vocacionado de forma a dar inico á sua inserção social enquanto cidadão ativo.

O mundo do trabalho exige a “excelência”, um aluno será um ativo feliz se enquadrado no meio onde possa desempenhar funções com as quais se identifique, podendo deste modo dar o seu contributo para o desenvolvimento da área que abraçar.

O Serviço de Orientação Escolar Vocacional é da responsabilidade da Psicopedagoga, realizado ao longo do ano letivo, distribuído por várias sessões individuais, de forma a evitar enviesamento no processo de orientação vocacional.